José Maria Alves da Silva, Mario Cella e Isabella Pearce
Em reunião realizada sexta-feira, 31, no restaurante Rossetti, no Shopping Tropical, em São Luís, Abraão Valinhas Júnior, Francesco Cerrato, Isabella Pearce e Najla Buhatem assumiram o encargo de organizar um stand para exposição e a apresentação da cultura dos países que representam no Projeto Convívio Intercultural: Portugal, Itália, Brasil e Líbano, respectivamente.
O Convívio Intercultural é um do conjunto de projetos do Projeto Fênix, idealizado por Carlos Nina para reativar o Grêmio Lítero Recreativo Português, dentre os quais o presidente do Lítero já vem realizando o Concurso Anual de Texto, desde 2017, o Torneio Infantil de Futsal, em parceria com o Instituto Beneficente Áurea Faria, desde 2018.
O Convívio Intercultural foi pensado como reação aos conflitos internacionais e visa desenvolver a convivência harmônica entre os imigrantes das diversas nacionalidades e seus descendentes. A ideia inicial foi desenvolvida por Nina e Francesco Cerrato, que logo contaram com o apoio de Abraão Valinhas Júnior, Mario Cella, aos quais outros interessados que comungam do mesmo propósito agregador.
Na reunião de sexta-feira, da qual participaram Abraão Valinhas Júnior, Carlos Nina, Francesco Cerrato, Isabella Pearce, José Maria Alves da Silva, Mario Cella e Najla Buhatem Maluf, foi confirmado o dia 21 de maio para a realização do evento, no Salão Verde do Lítero, na Praça João Lisboa, em São Luís.
O dia 21 de maio foi escolhido por ter sido proclamado pela Assembleia Geral da ONU, em 2002, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.
A programação do evento prevê a exposição, distribuição ou venda de produtos da cultura da respectiva comunidade, a partir das 14:00h. No telão ao fundo do salão serão exibidos vídeos das culturas representadas, até às 18:00h, quando terão início as apresentações das manifestações artísticas individualizadas das culturas participantes.
O Projeto prevê a realização de outros eventos para incrementar essa interação das diversas comunidades que convivem em São Luís. Os interessados em integrar-se ao Projeto podem informar-se na sede do Lítero, na Rua do Sol, 55 (Praça João Lisboa), ou na Câmara de Mediação e Arbitragem do Lítero, no Edifico Century Multiempresarial, no Calhau, sala 610.