O Convívio Intercultural, projeto que integra o Projeto Fênix, idealizado pelo presidente do Lítero, Carlos Nina, fará seu primeiro evento no dia 21 de maio de 2020.
Mario Cella, Carlos Nina e Francesco Cerrato
O Convívio Intercultural, projeto que integra o Projeto Fênix, idealizado pelo presidente do Lítero, Carlos Nina, fará seu primeiro evento no dia 21 de maio de 2020.
O Convívio Intercultural teve seu marco inicial em reunião de Carlos Nina e o italiano Francesco Cerrato, já radicado no Maranhão. Nessa primeira reunião, realizada na Câmara de Mediação e Arbitragem do Lítero, no Edifício Century, no Calhau, em São Luís, Nina e Cerrato estabeleceram algumas metas, dentre elas convidar representantes de outras comunidades, além de manter as atividades do Convívio Intercultural de maneira informal, estimulando a participação de pessoas de outras nacionalidades.
Na reunião seguinte o Convívio já contava com representante das comunidades portuguesa, Abraão Freitas Valinhas Júnior, libanesa Najla Buhatem Maluf, além da italiana, representada por Francesco Cerrato e Mario Cella, que se integrou ao Convívio, informando inclusive que já havia tentado projeto semelhante há algum tempo.
Ao Convívio já se incorporaram Jorge Rachid Maluf (Líbano), Jorge Martins (Brasil) e Pablo Lima (Espanha).
Em reunião realizada sexta-feira, 20 de dezembro de 2019, no restaurante Kitaro, foi deliberada a realização do primeiro evento cultural do Convívio no dia 21 de maio de 2020 por ser essa a data o Dia Mundial da Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento, proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, considerada patrimônio comum da humanidade.
De acordo com o site calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-diversidade-cultural-para-o-dialogo-e-o-desenvolvimento, “O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união.”
A programação será à noite, em local ainda não definido, pois dependerá do número de comunidades que se apresentarão. A ideia inicial do Convívio é distribuir o tempo entre cada comunidade para fazer uma apresentação da cultura de sua nacionalidade, concomitante à mostra, em stands padronizados, de livros, cds, dvds ou objetos das respectivas culturas.
As pessoas interessadas em participar do Projeto podem manter contato diretamente no Lítero, na sede localizada na Rua do Sol (Praça João Lisboa), 55, centro, ou na Câmara de Mediação e Arbitragem do Lítero, no Edifício Century, sala 610, Avenida dos Holandes , Calhau, ou através dos telefones do Clube (98) 33024032, 32434188, 983293831 e 981759288.
O Convívio Intercultural voltará a reunir-se no final de janeiro para dar andamento ao projeto e definir o local das apresentações do dia 21 de maio.