Perfis

Antônio Augusto Ribeiro Brandão

Avaliação do Usuário: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Maranhense de Caxias é economista formado pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, em 1959, e Pós-Graduado em Administração Contábil e Financeira pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em 1976.

Foi professor fundador titular da Escola de Administração Pública do Estado do Maranhão-EAPEM, em 1968, depois Federação das Escolas Superiores do Maranhão-FESMA, atual Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, e Professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, por onde se aposentou, em 1997.

Na EAPEM, lecionou Teoria Econômica e na UFMA, Economia Monetária, Mercado de Capitais e Introdução à Economia, nos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia, respectivamente; exerceu outras atividades valendo mencionar a coordenação em conjunto da “Pesquisa sobre o desenvolvimento de São Luís”, em fins da década de 60, em convênio entre o governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de São Luís e Universidade, mobilizando os então cursos isolados de Economia, Filosofia e Serviço Social.

Ocupou cargos em áreas da administração estadual, federal e municipal, e no ensino universitário, em São Luís, Brasília, Rio de Janeiro e Caxias, respectivamente: Chefe de Gabinete da Secretaria de Viação e Obras Públicas, em 1968; Secretário de Administração da Prefeitura de São Luís, 1971/74; Diretor da Companhia Progresso do Maranhão, 1979/87; Superintendente Administrativo da FESMA, 1974; Chefe de Gabinete e Diretor do Departamento Administrativo-Financeiro da TELMA, 1979/85; Coordenador de Sistema Regionais do Ministério de Ciência e Tecnologia, em 1987; Assessor da Secretaria de Previdência do INSS, em 1988; Auditor Geral, Gerente de Desenvolvimento Econômico, e de Desenvolvimento Humano, da Prefeitura de Caxias, 2001/04; Vice-Diretor Geral da Faculdade do Vale do Itapecuru, 2002/03.

Trabalhou em empresas voltadas para resultados, no Rio de Janeiro, onde residiu entre 1954 e 1965, principalmente na Fosforita Olinda S/A, 1957/65, empresa mineradora sediada em Recife.

Atual Superintendente de Área de Órgãos de Governo da Secretaria de Planejamento e Orçamento-SEPLAN, da Prefeitura de São Luís, a partir de 2005.

Participou em programas de Reforma Administrativa e de Planejamento Governamental nas três esferas de governo; frequentou diversos Cursos e Seminários, no Brasil e no exterior, destacando-se o de Mercado de Capitais, na New York University, em Nova York, em 1980.

Foi Secretário da primeira diretoria da Federação das Academias de Letras do Maranhão-FALMA, entre 2008/12;

é membro Honorário da Academia Caxiense de Letras e da Academia Ludovicense de Letras.

Autor dos livros “Fortes Laços”, lançado em 2007, na 1ª Feira do Livro de São Luís, e que também está em bibliotecas de universidades da França, Espanha e Portugal; “Crônicas de 400 anos/Chroniques de 400 ans”, lançado em São Luís, em 2012, no Palácio Cristo Rei, editado pela EDUFMA da Universidade Federal do Maranhão, sob os auspícios de sua Associação de Amigos – AAUFMA, objeto de palestra e seção de autógrafos, em 2014, no Instituto de Estudos Brasileiros da Université Lumière 2, de Lyon, França, e na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal; “Desafios à teoria econômica/Challenges to the economic theory”, editado também pela Universidade Federal do Maranhão, lançado, em São Luís, em 2015, na Academia Maranhense de Letras e, em São Paulo, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas; “Economia – Textos selecionados”, lançado em São Luís, em 2019, na Livraria AMEI, editado pela Viegas Editora.

Escreve para jornais de São Luís.

Autor dos seguintes livros, que constam em bibliotecas da França, Espanha e Portugal e foram lançados no Brasil e no exterior, em São Luís, São Paulo, Lyon e Coimbra.

 Fortes laços

Editado em 2007 pela Fundação Municipal de Cultura e lançado na 1ª Feira do Livro de São Luís. Contém artigos e crônicas sobre o cotidiano das Cidades e das pessoas que nelas habitam;

Crônicas de 400 anos/Chroniques de 400 ans

Editado em 2012 pela Editora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA/ EDUFMA e lançado no Palácio Cristo Rei. Contém textos em homenagem aos 400 anos de fundação da Cidade, aos franceses fundadores e aos portugueses, colonizadores;

Desafios à Teoria econômica/Challenges to the economic theory

Editado em 2015 também pela UFMA/EDUFMA e lançado na Academia Maranhense de Letras e na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Esse livro aborda causas e efeitos da crise das hipotecas, nos Estados Unidos, resgata a história do pensamento econômico e projeta cenários, além de conter textos pertinentes;

Economia – Textos selecionados

Editado em 2019 pela Viegas Editora e lançado na Associação Maranhense de Escritores Independentes – AMEI. Contém textos sobre a conjuntura econômica brasileira e internacional.


© 2024 Grêmio Lítero Recreativo Português. All Rights Reserved.